close

hiura-tan

No Longer a Noob
Dec 26, 2025
11,613
11,266
basicamente é a história de uma mulherzinha mimada dos anos 50 que ganha um estágio numa revista de moda de luxo em nova york. o livro fica alternando entre o presente e flashbacks da faculdade, onde ela era uma miolo mole que não sabia o que queria da vida. e o livro fica um bom tempo nesse lenga-lenga de indecisão.

mostra também uns caras que ela conheceu nesse período, principalmente o buddy, o namorado certinho que ela descobre ser hipócrita. tudo bem chato e sem graça.

a protagonista é insuportável: mimada, julga todo mundo (principalmente gordo e feio), não tem vontade de nada, uma hora quer uma coisa, outra hora quer outra.

aí começa a parte mais chata que li esse ano. depois de uma noitada com um sujeito escroto (que ela mesma aceitou sair), ela joga as roupas do hotel do alto do prédio, vai embora de nova york e volta pro interior pra morar com a mãe. lá entra numa depressão a nível novela mexicana.

começa a se tratar com um doutor nível dr. nim, um charlatão de marca maior que só faz ela piorar.

dali em diante é um amontoado de chororô e vitimismo de uma mulherzinha insuportável, pela qual você não sente simpatia nenhuma por causa da primeira metade do livro.

nem terminei (faltam uns 30%), mas pensa num negócio arrastado e chato.

Excatman

Super Star
May 31, 2020
50,466
33,564
é muito bonito
tem um desespero foda de que ela não tem liberdade nenhuma na vida, sempre a pressão social pra casar e ser bonita
muita gente se identifica com esse sentimento de ser um deslocado ou um inapto
ela escreve bem
e suicidou né, valoriza a obra.

hiura-tan

No Longer a Noob
Dec 26, 2025
11,613
11,266
é muito bonito
tem um desespero foda de que ela não tem liberdade nenhuma na vida, sempre a pressão social pra casar e ser bonita
muita gente se identifica com esse sentimento de ser um deslocado ou um inapto
ela escreve bem
e suicidou né, valoriza a obra.

acho que o tema da pressão pra casar e ser bonita tá lá, o lance do buddy ser hipócrita mostra isso. mas o problema é que a narradora julga todo mundo o tempo todo, principalmente pela aparência, então não consegui comprar a dor dela. quem se identifica com ela deve curtir mais, eu não me identifiquei em nada.

e a autora ter se matado não faz o livro ser bom. se valorizasse a obra, todo livro de autor que morreu trágico seria bom por definição. tô julgando o livro, não a vida dela.

hiura-tan

No Longer a Noob
Dec 26, 2025
11,613
11,266
sylvia plath ERA uma mulher mimada dos anos 50, estranho é pensar que sairia outra coisa

concordo que a esther é mimada, mas aí é a personagem. a plath tinha uma vida bem mais dura que isso (pai morto cedo, faculdade de bolsa), então não dá pra tratar as duas como a mesma coisa. meu problema é com o livro: uma narradora que julga todo mundo e depois pede que eu me compadeça dela não funcionou pra mim

Excatman

Super Star
May 31, 2020
50,466
33,564
acho que o tema da pressão pra casar e ser bonita tá lá, o lance do buddy ser hipócrita mostra isso. mas o problema é que a narradora julga todo mundo o tempo todo, principalmente pela aparência, então não consegui comprar a dor dela. quem se identifica com ela deve curtir mais, eu não me identifiquei em nada.

e a autora ter se matado não faz o livro ser bom. se valorizasse a obra, todo livro de autor que morreu trágico seria bom por definição. tô julgando o livro, não a vida dela.
valoriza sim, tu nem taria lendo esse livro hoje se ela nao tivesse se matado
o mercado de arte em geral adora um artista trágico